sábado, 13 de fevereiro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O EDUCADOR INFANTIL


PALESTRANTES:

· Vanessa Barbosa Moreira – Psicóloga. Assessoria e Consultoria em Psicologia Escolar à Escolas de Educação Infantil com intervenções com crianças, formação de professores e coordenação de grupos de discussões temáticas com pais.

· Convidados

Curso de Formação Continuada para o Educador Infantil

Objetivo: Conscientizar e formar o educador infantil sobre o Desenvolvimento Emocional da Primeira Infância, no que se refere a da Personalidade e suas conseqüências, contribuindo assim para que os educadores possam criar condições de interação que favorecem o desenvolvimento infantil é a proposta da Psique Curso de Formação Continuada.

Público Alvo: Educadores infantis e profissionais da educação.

Carga horária:

· 320 horas/aulas cada curso.

· 8 horas/aulas cada módulo.

Dinâmica das Aulas:

· Técnicas vivenciais através de dinâmicas de grupo.

· Conceitos teóricos – práticos.

SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO AOS PARTICIPANTES QUE

OBTIVEREM ACIMA DE 75% DE PRESENÇA,

EM CADA MÓDULO.

CURSO 1

“INTERFACES DO PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL”

DATA DE INÍCIO: 06/03/09

HORÁRIO: 13h30min ÁS 17h30min. (AOS SÁBADOS)

DURABILIDADE: 2 MESES (MARÇO E ABRIL)

Módulo I

O Educador Infantil e sua relação com a criança e família
- Entrevista Pessoal e Ética Profissional
- Postura no atendimento aos Pais.
- Adaptação das crianças no Berçário.
- A Rotina do Berçário - Hora do sono-alimentação-brincadeiras-banho
- Identificação do desconforto e alívio do bebê.

Módulo II

Desenvolvimento 0-6 anos.
- Desenvolvimento Emocional, Motor e Físico
- A Construção da Identidade e Desenvolvimento da Auto-estima
- A Importância de colocar limites e como colocá-los.
- Comportamentos agressivos: birra, manha, ciúmes, brigas, morder
- Desenvolvimento correto da fala.

Módulo III

Higiene & Alimentação & Doenças
- Higiene do bebê.
- A importância da Higiene bucal.
- Esterilização dos acessórios usados pela criança.
- Posições corretas na amamentação e na hora de dormir.
- Troca de fraldas.
- Retirada das fraldas (controle esfincteriano).
- Orientação de como alimentar a criança de maneira saudável.
- Prevenção de acidentes.
- Noções de primeiros socorros.
- Algumas doenças infantis.


Módulo IV

Brincar & Brincadeiras
- Importância do brincar.
- Brinquedos e brincadeiras adequadas para cada faixa etária.
- Necessidade da estimulação em bebês e crianças.
- Construção social e desenvolvimento cognitivo através da brincadeira.
- Tipos de recreação e seus efeitos.
- Importância de contar e dramatizar histórias.
- Função da música na percepção e no desenvolvimento do esquema corporal.
- Sugestões de músicas e brincadeiras.

CURSO 2

“O Desenvolvimento Emocional,

a Criança e o Educador Infantil”

DATA DE INÍCIO: 06/03/09

HORÁRIO: 13h30min ÁS 17h30min. (AOS SÁBADOS)

DURABILIDADE: 2 MESES (MARÇO E ABRIL)

MÓDULO I

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

Tema 01 - O Educador Infantil e sua responsabilidade na Formação da Personalidade da Criança.

Tema 02 - Desenvolvimento Emocional na Personalidade da Criança.

Tema 03 - Objetos Transicionais :Chupeta, Dedinho, Fraldinha ,Cobertorzinho, Ursinho, Balanço do Bebê: Quando e Por quê o uso destes?

Tema 04 - A importância do Afeto nas Rotinas Escolares.

MÓDULO II

EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

Tema 05 - Compreendendo a Autoridade e a Transferência da Autoridade. Por que uma criança diante dos Pais se comporta de modo diferente?

Tema 06 - Limites e frustrações: Ajudando a criança a crescer com auto-estima!
-Birras e agressividades na infância: até onde isso vai?
-O castigo funciona? A palmada educa? O diálogo resolve?

Tema 07 - Criança mente? A Fantasia e a realidade: até quando?
- O Amiguinho imaginário: Quem é ele e como surge? Prejudicial ou benéfico?

Tema 08 - Ciúmes, egoísmo, inveja e culpa: Como e por que o surgimento destes comportamentos? O que fazer, como agir?

MÓDULO III

DESENVOLVENDO A AUTO-ESTIMA
Tema 09 - Auto-Estima: Como surge a Auto ou Baixa-estima na criança? Como ajudá-la?

Tema 10 - Nome Próprio e Sobrenome: Os valores destes na identidade e na auto- estima da criança.

Tema 11- Dia do Aniversário: A importância emocional do significado e na auto-estima da criança.

Tema 12- Crianças Tímidas, Introvertidas ou Envergonhadas: Problema ou modo de ser?

MÓDULO IV

O EMOCIONAL NO LAZER

Tema 13- Brincadeiras e Jogos: A importância emocional no desenvolvimento da criança.

Tema 14 - Desenhos: O valor terapêutico para a criança.

Tema 15 - Contos de Fadas: A importância emocional para a criança. Como fica manifestação das bruxas,das fadas,no contexto de moralidade de vida e morte, fantasias a criança?

Curso 16 - TV, Computador e Internet: como se processa a influência destes no emocional da criança. Por que as crianças buscam esses companheiros? Amigos ou inimigos?

Formas de Pagamento:

4X 50,00 reais

(Para escolas com mínimo 5 participantes

oferecemos 10% de desconto)


Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Telefone para contato: (16) 3013-1993
e-mail: psique_cursos@hotmail.com

psique_cursos@yahoo.com.br


2 comentários:

  1. Poxa... .Um curso tão bom, pena que tão longe.
    Abraços.
    aprendizes.

    ResponderExcluir
  2. Ui, Ribeirão Preto, minha terra natal, que saudades! Pena estar a um oceano de distância!

    beijinhos

    ResponderExcluir