Nessa fase ocorre o desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo.
Tipo de leitura recomendada:
Livros de gravuras, rimas infantis, cenas individualizadas.
De
A criança adquire a capacidade de ler textos curtos. Leitura silábica e de palavras. As ilustrações dos livros — que são extremamente necessárias — facilitam a associação entre o que é lido e o pensamento a que o texto remete.
Tipo de leitura recomendada:
Aventuras no ambiente próximo, família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasias, problemas.
De
Aqui ocorre o desenvolvimento da leitura propriamente dita. A criança já tem capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração. Orientação para o mundo da fantasia.
Tipo de leitura recomendada:
Contos fantasiosos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo.
De
Se tudo estiver bem e as outras etapas tiverem sido trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à idéia, estrutura e linguagem. Começa uma pequena introdução à leitura crítica.
Tipo de leitura recomendada:
Aventuras sensacionalistas,detetives, fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor.
De
Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar idéias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura.
Tipo de leitura recomendada:
Aventuras intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos sociais, crônicas, contos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário