quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Método Educacional Montessori

Método Educacional Montessori
View more presentations from Joselaine .

MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI

  1. MÉTODO MONTESSORI MENU ALDEIA MONTESSORI Missão Projeto Pedagógico Atividades MATERIAIS MONTESSORIANOS FINALIZAR MARIA MONTESSORI MÉTODO MONTESSORI EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS PRINCIPIOS BÁSICOS DO MÉTODO MONTESSORI
  2. Maria Montessori (1870-1952)
    • Médica e educadora.
    • Contexto: Itália, início do séc XX.
    • Movimento da Escola Nova.
    • Pedagogia Científica.
    • Criou a Casa del Bambini (Casa da Criança).

MENU

  1. Método Montessori
    • Objetivo: promover atividades motoras e sensoriais.
    • Ambiente escolar: objetos que estimulem os sentidos.
    • Utilizando-se de jogos e materiais pedagógicos.
    • Criança: “ser” com grande potencial de construção do conhecimento.
    • Aprendizagem se dá por fases.

MENU

  1. Educação dos sentidos: concentração e disciplina
    • 1. Educação básica ou de peso -feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesando 24, 18, 12 gramas.
    • 2. Educação estereognóstica - reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exercícios feitos com os olhos fechados.
  2. 3. Educação do olfato e do paladar São apresentadas várias substâncias diferentes as quais as crianças cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las.
  3. 4. Educação táctil e térmica Consiste em desenvolver as habilidades pelo tato, a agilidade, noções de higiene, sensibilidade do calor, sentidos térmicos e táteis. Para isso utilizavam-se materiais de diferentes superfícies, tecidos diferentes, tigelas cheias de água em temperaturas diferentes
  4. 5. Educação da vista Tem como objetivo conduzir a criança a observar e perceber distâncias e cores, utilizando os seguinte materiais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras.
  5. 6. Educação do ouvido Realizada através de exercícios que servem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e reconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas. Com educação do ouvido, cria-se um introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes.
  6. 7. Lição do silêncio Em que as crianças são levadas a observar ruídos. MENU
  7. Princípios básicos do Método Montessori Liberdade Atividade Individualidade MENU
  8. MISSÃO EDUCAR em sua forma mais plena vida transformação harmonia espírito corpo TRABALHAR emoção mente intelecto MENU
  9. Berçário Agrupada I Agrupada II Agrupada III Agrupada IV MENU Educação Infantil Creche Pré-Escolar Ensino Fundamental
  10. BERÇÁRIO organização dos espaços escolha de cada objeto rico de estímulos + = ambiente acolhedor 4 meses a 17 meses Idade:
  11. afetivos estéticos higiênicos psicológicos pedagógicos nutricionais Cuidados: provêm condições para atender às particulares exigências desta etapa do desenvolvimento BERÇÁRIO
  12. AGRUPADA I 1 ano e 6 meses a 2 anos e 11 meses mais espaço favorece Pouco a pouco adquirem autonomia para o trânsito pelos diferentes espaços da Creche. para explorar capacidade de locomoção novas conquistas Idade:
  13. AGRUPADA I rico em estímulos cuidadosamente organizado organização em bases científicas áreas de trabalho definidas AMBIENTE orientar nas explorações e escolhas desenvolver o vocabulário aprimorar motricidade fina Habilidades e competências que vão permitir novos avanços quanto à independência.
  14. AGRUPADA II 3 a 6 anos Idade: AMBIENTE rodeado por árvores jardins radioso rico de estímulos exploração experiência construtiva às atividades de movimento às atividades de descoberta troca e de comunicação autonomia livre-escolha privilegiado para a sob o olhar atento dos adultos que respeitam a necessidade de agir da criança em cada etapa do desenvolvimento
  15. educação sensorial desenvolvimento da linguagem matemática educação do movimento descoberta do mundo jogos música cozinha experimental oficina de criação ATIVIDADES favorecer a socialização desenvolver a confiança em si mesmo auto-estima gosto por aprender caráter Construir auto disciplina AGRUPADA II
  16. Idade: AGRUPADA III 6 a 8 anos cultura atividade aprendida através Materiais natureza de sua mente leis que regem o desenvolvimento IMPELIDO AMBIENTE DE TRABALHO AMBIENTE DE DESCOBERTA absorve experiências pessoais
  17. AGRUPADA III Instrumentos conquista CULTURAIS DE TRABALHO explorar o mundo Exercícios iniciativa livre-escolha autodisciplina busca do conhecimento Tudo o que circunda o ambiente cidade museus televisão filme jornal internet jardim livros materiais
  18. Idade: AGRUPADA IV 8 a 10 anos Como? Porquê? visão cósmica Ciência história geografia matemática língua portuguesa consciência corporal oficina de música oficina de artes iniciação esportiva natação língua inglesa Projeto transdisciplinar Completam o currículo
  19. OFICINA DE CRIAÇÃO (ARTES) CONSCIÊNCIA CORPORAL INFORMÁTICA INGLÊS INICIAÇÃO ESPORTIVA NATAÇÃO BALLET CAPOEIRA JAZZ ATIVIDADES MENU
  20. OFICINA DE CRIAÇÃO (ARTES) Espaço movimento Comunicação linguagem ser criativo Conquista do da Exemplos: História dramatização Geografia escultura Matemática música apropriando-se do conhecimento de forma criativa e efetiva VOLTAR
  21. Exercícios de Linha CONSCIÊNCIA CORPORAL movimentos corpo suas possibilidades Tomar consciência criatividade auto conhecimento Desenvolve auto-estima construção da identidade VOLTAR
  22. JAZZ equilíbrio corporal postura coordenação Exercício aeróbico ativa circulação aumenta a resistência física proporciona maior agilidade desenvolve VOLTAR
  23. INFORMÁTICA O uso do computador é a partir dos 3 anos uma ferramenta de trabalho que desenvolve atitudes de aprendizagem bastante valiosas VOLTAR
  24. INGLÊS Agrupada III Agrupada IV para que a criança tenha seu interesse despertado VOLTAR
  25. bagagem histórico-cultural desenvolver a força velocidade resistência muscular cardiorrespiratória equilíbrio coordenação motora situações lúdicas energias criativas ativando CAPOEIRA VOLTAR
  26. INICIAÇÃO ESPORTIVA Formar Cidadãos saibam agir em sociedade conscientes responsáveis independentes Os jogos promovem e incentivam relações e reações com um forte componente sócio- afetivo VOLTAR
  27. NATAÇÃO Crawl Peito Costas Golfinho Quatro estilos Objetivo: criança sinta confiança e prazer em nadar VOLTAR
  28. BALLET Despertar o gosto pela dança de atividades lúdicas e descontraídas do próprio corpo a partir a partir Desenvolver capacidades e habilidades da criança como um todo. VOLTAR
  29. Os Materiais Montessorianos
  30. Os Materiais Montessorianos
    • 5 grupos de materiais didáticos:
    • Exercícios para a vida cotidiana;
    • Material sensorial;
    • Material de linguagem;
    • Material de matemática;
    • Material de ciências.
  31. O Material Dourado
    • Constituído por cubinhos, barras, placas e cubão
    • Auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-proporcional e das operações fundamentais
  32. MENU Componentes do Grupo: Tábata Bergonci Sandra Gomes de Oliveira Marina Rodrigues da Silva Kelli Cristina Alves da Silva Joselaine Andréia de G. Stênico

Um comentário:

  1. Olá sou estágiaria de uma escola montessoriana e estou adorando saber acerca das multiplas possibilidades em que os materias montessorianos oferecem às crinças. Vc poderia me indicar algum livro que fale acerca dos variados tipos de materiais montessoriano, seja de vida prática, enfim qualquer coisa, pois estou encantada e preciso conhecer mais...
    meu e-mail é claudia.coimbra83@hotmail.com

    ResponderExcluir